Cruz Vermelha Portuguesa
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Portugal preparado para um surto no Outono

Ir para baixo

Portugal preparado para um surto no Outono Empty Portugal preparado para um surto no Outono

Mensagem  Marta Pais Sex 12 Jun 2009, 16:10

Gripe é pandémica
Portugal preparado para um surto no Outono

por CARLA AGUIARHoje

No dia em que a OMS eleva o alerta da gripe A para o nível máximo, anunciando a pandemia, Portugal não vê razão para alterar as medidas do plano de contingência. Mas a Direcção-Geral da Saúde está preparada para um surto. O vírus já atingiu 74 países, deixando um rasto de 141 mortes. Os fluxos turísticos do Verão podem dar um empurrão.

"Estamos preparados para a probabilidade de um surto de gripe A (H1N1) no Outono", admitiu ao DN o director-geral de Saúde, no dia em que a Organização Mundial da Saúde (OMS) aumentou o nível de alerta para o máximo, anunciando o início oficial da pandemia, que já atingiu 74 países. Francisco George explicou que "ao entramos na fase 6 da pandemia há menos incertezas: ou seja, ela vai chegar", o que não quer dizer que tal signifique um aumento da sua gravidade. Porque, "apesar de ter atingido um elevado número de países, o vírus tem revelado, até à data, baixa virulência".

Por isso, para já vão manter-se, sem alteração, as medidas previstas em Portugal para enfrentar a doença, até porque, assegura Francisco George, "a situação está controlada do ponto de vista epidemológico: nós continuamos sem cadeia de transmissão".

Até agora, Portugal registou apenas dois casos de pessoas infectadas com o vírus A (H1N1), que foram contagiados noutros países e que evoluíram sem complicações. Tal como refere o comunicado de ontem da Direcção-Geral de Saúde, "a diversidade do padrão epidemológico nos diferentes países poderá justificar a adopção de soluções distintas, de acordo com a realidade de cada país". Por isso, Francisco George recusa-se a antecipar cenários de fechos de escolas ou medidas especiais para protecção dos cidadãos, dizendo que essas medidas só serão tomadas quando e se tal se justificar.

"O enfoque da nossa estratégia terá de ser a rapidez, temos de ser muito rápidos e afinar os procedimentos, é nisso que estamos concentrados", afirmou o director-geral, acrescentando a importância "fundamental" da informação ao público.

De acordo com os procedimentos recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para os diferentes níveis da pandemia, na fase 6 - aquela em que acabámos de entrar - as autoridades devem coordenar os diferentes sectores para diminuir os riscos sociais e económicos da doença e aplicar medidas individuais, sociais e farmacêuticas. Neste campo entram, por exemplo, o reforço dos stocks de medicamentos que se têm revelado eficazes no tratamento da gripe ou o fecho de estabelecimentos onde tenham surgido surtos. Pode ser ainda aconselhado não sair de casa e usar máscaras. A DGS chama a atenção para a evolução da epidemia em Portugal poder resultar num acentuado aumento do absentismo e numa corrida aos serviços de saúde.

Com as férias e o aumento das deslocações para dentro e fora de Portugal, não preocupam Francisco George. "Estarmos no Verão ou não é igual, pois hoje já vivemos num espaço sem fronteiras, em que as viagens são uma constante durante todo o ano", sublinhou.


http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1260545
Marta Pais
Marta Pais

Número de Mensagens : 49
Idade : 36
Localização : Coimbra
Data de inscrição : 17/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos